A “Marcha para o Oeste” a partir do uso da música na sala de aula

Mariana Andrade da Costa*

Country Os Brancos

Língua de Trapo

Composição: Carlos Melo / Lizoel Costa


Meu sonho era ir pro Velho Oeste

Dar uns tiros de pistola e de canhão

Fazer tudo o que o John Wayne fazia

Com as filha dos cacique valentão

 

Meu sonho era ser um texano

Dos bem bacano, o xerife mais temido

Daqueles que chega em casa e beija o cavalo

E na muié finca um tapão no pé do ouvido

 

Me lembro dos meus tempos de pixote

Nóis ia no cinema de domingo

Pra ver aqueles filme engajado

Dólar Furado, Bat Masterson e Ringo

 

O Rin-Tin-Tin era um big de um artista

Era racista, só mordia as indiarada

Porque nos filme bangue-bangue que se preza

Pele-vermelha sempre vira carne assada

 

Tirei passaporte pro Arizona

Meu sonho inda era ser caubói

Quando cheguei nos Estados Unidos

Fui recebido com as honra de um herói

 

Xerife me deu um revólver de prata

E disse: “mata quantos índio o senhor quisé

Porque aqui o cabra que mata mais índio

Tem por troféu a mais formosa das muié!”

 

Fui dando tiro a torto e a direito

Matei uns dez indígenas medonho

Casei com um muiérão de sete parmo

Despois mais carmo vi que tudo era um sonho

 

Eu nunca fui caubói no Arizona

Tô em Rondônia faz uns quatro mês ou mais

Não devo nada pros caubói que tem no Texas

Pois ando armado, a serviço da Funai

(Não devo nada pros caubói que tem no Texas

Moro em Brasília e sou filhinho de papai!)

ATIVIDADES


1) Após apresentar a música “Country Os Brancos”, da banda Língua de Trapo, organize a classe em grupos e discuta as impressões e os os principais pontos levantados.

 

2) Peça para que pesquisem o significado dos termos: Velho Oeste; Country; Cowboy; Filme bangue-bangue.

 

3) Peça para os alunos relacionarem (em grupo) os conceitos aprendidos nas aulas de História da América com as discussões em sala de aula com a música “Country Os Brancos”, da banda Língua de Trapo.

 

4) De acordo com o “herói” americano, o general Armstrong Custer, considerado como o “grande matador de índios”, “o único índio bom é um índio morto”. Peça para os alunos comentarem essa frase com base em tudo o que aprendeu.

 

5) Peça para que elaborem um pequeno comentário sobre o título da música, Cowntry os brancos. Porque os autores escolheram esse título?

 

6) Discuta com os alunos o trecho “Não devo nada pros caubói que tem no Texas / Moro em Brasília e sou filhinho de papai”. Qual seu significado? Quem foi Galdino?

 

*Graduanda em História pela Universidade de Mogi das Cruzes

Deixe uma resposta

